Main content

Dr. Sheldon R. Pinnell

COMO CIENTISTA FUNDADOR DA SKINCEUTICALS, DR. PINNELL MUDOU A IMAGEM DOS ANTIOXIDANTES TÓPICOS COM SUA PESQUISA FUNDAMENTAL. MAIS DO QUE APENAS UM DERMATOLOGISTA, PROFESSOR E QUÍMICO DE CUIDADOS COM A PELE, CONHEÇA O HOMEM POR TRÁS DO LAB COAT E OUÇA-O EXPLICAR O SEU TRABALHO INOVADOR.

A BUSCA DE DR. PINNELL POR CONHECIMENTO E DEDICAÇÃO À CIÊNCIA DA PELE FOI FUNDAMENTAL PARA ESTABELECER A SKINCEUTICALS COMO A AUTORIDADE EM ANTIOXIDANTES. EMBORA TENHA MORRIDO EM 4 DE JULHO DE 2013, SEU TRABALHO CONTINUARÁ A INSPIRAR A PESQUISA DA SKINCEUTICALS E A PROMOVER NOSSA MISSÃO, QUE É DESENVOLVER SOLUÇÕES AVANÇADAS DE CUIDADO COM A PELE APOIADAS PELA CIÊNCIA.

Distinto Professor, Químico de Colágeno e Dermatologista

Membro distinto do corpo docente da Duke University Medical School por quase 40 anos, o Dr. Pinnell foi professor de dermatologia, ocupou o título de J. Lamar Callaway Professor Emérito de Dermatologia e também atuou como Chefe de Dermatologia no Duke University Medical Center for 15 anos. Em Duke, ele treinou médicos dos Estados Unidos e do exterior, como dermatologistas e cientistas pesquisadores. Com quase quatro décadas de experiência em pesquisa de câncer de pele, doenças de pele e envelhecimento da pele, o Dr. Pinnell publicou mais de 200 artigos científicos sobre vitamina C tópica, antioxidantes, síntese de colágeno e fotodanos em revistas de dermatologia revisadas por colegas.

Formação
O Dr. Pinnell formou-se em medicina pela Universidade de Yale, realizou estágio e residência médica no Hospital da Universidade de Minnesota em Minneapolis, Minnesota, e completou seu treinamento em dermatologia na Universidade de Harvard e no Hospital Geral de Massachusetts em Boston, Massachusetts. O Dr. Pinnell conduziu seu treinamento em pesquisa como químico de colágeno nos Institutos Nacionais de Saúde em Bethesda, Maryland e também no Instituto Max Planck de Bioquímica em Munique, Alemanha. O Dr. Pinnell obteve seu diploma de Bacharel em química na Duke University, onde se formou com honras acadêmicas Phi Beta Kappa.

Patentes
A pesquisa em ciências da pele do Dr. Pinnell lhe rendeu dez patentes nas últimas três décadas. A patente mais importante na história da SkinCeuticals é de “uma solução estável para o ácido L-ascórbico (vitamina C).” Os padrões de formulação estabelecidos neste estudo agora são conhecidos como a patente antioxidante Duke. Três patentes adicionais complementam a patente inicial do Dr. Pinnell, uma para a aplicação específica da formulação para proteger a combinação usada no Creme firmador da pele e no Creme para os olhos; outra para proteger a combinação utilizada nos produtos SkinCeuticals C+E; e um terceiro para proteger a formulação utilizada nos produtos phloretin skincare da SkinCeuticals. Juntas, essas patentes proporcionam uma base sólida para todos os produtos antioxidantes da SkinCeuticals.

Pesquisa do Dr. Pinnell

A patente antioxidante do Dr. Pinnell tem sido uma força motriz na SkinCeuticals desde a criação da empresa, mas ele tem feito outras descobertas importantes ao longo do caminho. Os resultados de sua pesquisa sobre ciência da pele foram publicados em artigos revisados por colegas e desde então foram aceitos universalmente na comunidade dermatológica.



Estudos clínicos
O Dr. Pinnell teve 100 publicações revisadas por colegas, muitas relacionadas diretamente com as tecnologias inovadoras antioxidantes tópicas:

Topical L-Ascorbic Acid Percutanous Absorption Studies Pinnell, S.R., et al.,Topical L-Ascorbic Acid: Percutaneous Absorption Studies. Dermatol Surg 27:2, 137-142, 2001 A SkinCeuticals foi a primeira a descobrir as especificações exatas de formulação que um antioxidante tópico deve atender para ser eficaz na pele Esses parâmetros se tornaram o padrão-ouro da formulação antioxidante. UV Photoprotection by Combination Topical Antioxidants Vitamin C and E. Lin, J.Y., Selim, M.A., Shea, C.R., Grichnik, J. M., Omar, M.M., Monterio-Riviere, N.A., and Pinnell, S.R. J Amer Acad Dermatol 48: 866-74, 2003. O produto SkinCeuticals segunda geração marca um marco importante no desenvolvimento da tecnologia antioxidante. Pela primeira vez, foi possível misturar com sucesso um antioxidante aquoso (vitamina C) com um antioxidante oleoso (vitamina E).

Photodamage and Oxidative Stress and Protection Provided by Topical Antioxidants Pinnell, S.R, J Am Acad Dermatol. 48(1): 1-19, 2003. Para proporcionar proteção de amplo espectro contra danos causados pelo meio ambiente, é imprescindível usar diariamente um antioxidante tópico. Foi comprovado que essa proteção contra os radicais livres ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele. Uma solução antioxidante tópica contendo vitaminas C e E estabilizada pelo ácido ferúlico proporciona proteção para a pele humana contra danos causados pela radiação ultravioleta. Pinnell, S. et al. J Am Acad Dermatol. 59(3):418-25, 2008. Com o antioxidante tópico de terceira geração SkinCeuticals, C E Ferulic, é possível fornecer à pele oito vezes sua proteção natural, além de benefícios inéditos de antienvelhecimento. Outras publicações revisadas por colegas comprovam a ineficiência de outros antioxidantes – incluindo ácido alfa-lipóico, ubiquinona, idebenona e cinetina – na proteção da pele contra o estresse oxidativo:

O ácido alfa-lipóico é ineficaz e é um antioxidante tópico para a ação da pele. Lin, J.Y., Lin, F-H., Burch, J.A., Selim, M. Angelica, Monterio-Riviere, N.A., Grichnik, J. M. and Pinnell, S.R. J Invest Dermatol, 123:5, 996-998, 2004.

Ubiquinona, idebenona e cinetina proporcionam uma invasão ineficaz à pele quando comparada a uma combinação antioxidante tópica de vitaminas C e E com ácido ferúlico. Tournas, J.A., Lin, F-H, Burch, J.A., Selim, M.A., Monteiro-Riviere, N.A., Zielinski, J.E., and Pinnell, S.R. J Invest Dermatol, 126, 1185-1187, 2006.

PRÊMIOS E RECONHECIMENTO

Como um dos médicos e cientistas mais respeitados da nossa época, o Dr. Sheldon Pinnell ganhou inúmeros prêmios e reconhecimentos. Entre seus principais reconhecimentos:

  • J. Lamar Callaway professor e chefe da dermatologia na Duke University
  • O melhor médico estético da América do Norte
  • A Society for Investigative Dermatology, incluindo a adesão honorária em 2012
  • Os melhores médicos da América
  • A internacional Who’s Who in Medicine
  • Who’s Who in Science and Engineering
  • Who’s Who in America
  • Diplomado do Conselho Americano de Dermatologia
  • Membro da Academia Americana de Dermatologia
  • Membro da Associação Dermatológica Americana
  • Membro da Society of Investigative Dermatology
  • Membro da Associação de Médicos Americanos

Em 15 de outubro de 2013, a Duke University School of Medicine e o departamento de dermatologia estabeleceram o centro médico Sheldon R. Pinnell, para dermatologia investigativa. A placa do Pinnell Center em Duke indica:

Sheldon R. Pinnell, MD, T’59, cientista mundialmente renomado e pioneiro no campo da dermatologia, ingressou na faculdade em 1973. Como professor de dermatologia J. Lamar Callaway, ele descobriu o papel crítico da vitamina C na biologia do colágeno e o papel dos antioxidantes tópicos na prevenção de danos cutâneos causados pelo sol.

Por meio de iniciativas estratégicas, ele facilitou o crescimento e a proeminência da Divisão de Dermatologia da Duke University, culminando com a criação em 2009 do Departamento de Dermatologia reconhecido nacionalmente.

O Pinnell Center serve como um legado duradouro da apreciação e gratidão do corpo docente, funcionários e alunos ao Dr. Pinnell por sua lealdade, orientação, aceitação entusiástica da vida acadêmica, curiosidade intelectual e liderança excepcional que posicionou o Departamento de Dermatologia da Duke University como um líder nacional e mundial.

Orientation message
For the best experience, please turn your device